14/09/2011

Demorou, mas voltou!








Atualmente, já foram descobertos quatro variedades diferentes do vírus causador de uma doença, que é conhecida pelo nome de DENGUE.
Na década de 1970, os sorotipos DEN-1 e DEN-4 foram isolados do Brasil. Porém, em cinco anos depois do isolamento destes vírus, a DEN-1, volta a circular em seis estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Alagoas); quase vinte anos depois, em 1990, o sorotipo DEN-2 entrou em nosso país, seguido dos primeiros casos surgidos do sorotipo DEN-3, dois anos após. Hoje em dia, os três sorotipos passaram a circular dispersamente em todo o Brasil; apenas o a variedade dengue tipo 4, ainda não voltou à circular em nosso país desde o seu isolamento, há mais de vinte anos atrás. Porém, estamos enganados. Realmente, o sorotipo DEN-4 retornou depois de muito tempo ao nosso país!
Em Boa Vista, capital do estado de Roraima, o sistema de monitoramento viral do Ministério da Saúde, identificou quatro pacientes que tinham suspeitas desta variedade. Infelizmente as suspeitas se confirmaram; se tratava realmente do sorotipo DEN-4.
Com esta surpresa, o ministério alertou à todas as Secretarias Estaduais da Saúde, sobre os casos suspeitos de portarem este novo tipo do vírus da dengue. Uma equipe do ministério desembarcou em Roraima, a fim de auxiliar as autoridades locais nas medidas de controles contra a dispersão. Foram enviados vários inseticidas e medicamentos ao estado, para a realização de fumacês em regiões suspeitas de dengue.
No dia 30 de julho de 2010, o Laboratório Central de Roraima (Lacen-RR), analisou exames preliminares, e confirmou o primeiro suspeito como o do tipo 4. Amostra deste caso e de desenove outros que estavam com suspeita de dengue, foram encaminhados para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, capital do estado do Pará, para contraprovas e testes complementares. Assim, o IEC confirmou o sorotipo DEN-4 no caso suspeito e em mais três casos, dos dezenove enviados. Embora tenha sido preocupante, as quatro pessoas desenvolveram apenas a forma clássica da doença, e conseguiram se curar, sem a necessidade de serem internados.
Este novo sorotipo da dengue, possui os mesmos sintomas do que os outros três. Porém, como faz mais de vinte anos que nenhum brasileiro se contagia com este sorotipo, nenhuma pessoa terá imunidade contra ele. Simplificando, as pessoas que antes só podiam contrair dengue até três vezes, podem contraí-la até quatro; sem a imunidade contra este novo tipo do vírus, o risco de uma nova epidemia de dengue no Brasil é muito alto, sendo que em alguns casos, esta doença pode evoluir para uma dengue hemorrágica.
Mas ainda não sabemos, se este novo tipo do vírus será controlado e isolado enquanto ainda se "penetra" entre a população brasileira, ou, como os sorotipos DEN-2 e DEN-3, será também espalhado e circulará em todo o Brasil.
Deste modo, é melhor que se combata essa variedade enquanto ainda não se transformou em uma epidemia, pois se isso não for feito logo, poderá ser tarde demais.

Por: Nathan, Jayme, Samuel, Giovanni, Gabriel e Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário