23/09/2011

A jornada de um agente da dengue

Quem diria, que a pessoa que bate na sua porta, gritando "É a dengue!", tem muita importância no combate à essa doença.

A importância:
O que faz?!
O agente conhecido como "agente da dengue", é um homem encarregado de fiscalizar as nossas moradias, em busca de focos do mosquito transmissor da doença. Apesar do nome agente da dengue, ele está no combate contra a sua proliferação. É ele que deve combater a epidemia da doença.
Como se veste?!
Todos os agentes da dengue, devem estar uniformizados, com crachá, e uma mochila, onde guarda equipamentos necessários para a inspeção.
Como ele nos ajuda?!
Ele deve visitar todas as casas de uma área de porta em porta, para procurar criadouros da dengue, e orientar o morador sobre a doença, o instruindo como evitar a criação de larvas na moradia, dando dicas e ensinamentos. Ele deve chamar o morador, que o recebe; assim, deve dizer o seu nome, e o motivo da sua vinda ao local, de forma educada. Ele deve ouvir o conhecimento que o morador tem sobre a dengue, sem nunca contradizê-lo ou incentivá-lo, mas sim, criar um tom de conversa amistoso. Desse modo, o agente pergunta como é feito o combate aos criadouros da doença em sua moradia; se o cuidado não for o certo, o agente ensinará como ele deve ser feito, nunca insultando o morador. Ao ir embora, o agente agradece ao habitante do local por recebê-lo e por ajudá-lo a combater a dengue, e fala que outro agente irá voltar dentro de dois meses, muitas vezes, marcando em uma tabela de visitas.
Ele faz todo o trabalho sozinho?!
Não! O morador tem muita importância em ajudá-lo na inspeção do imóvel, também podendo fazer a sua parte. Não só ele, como todas as outras pessoas da cidade.
O que o morador não pode ter na hora de recebê-lo em sua casa?
Acima de tudo, ele não pode ter vergonha das condições de sua casa, sempre colaborando na inspeção, e perguntando por pontos que possivelmente podem haver risco da criação de mosquitos da dengue, para aprender a cuidar do local. O morador não precisa ter medo de levar um xingamento, pois o agente só cuida da orientação.
O trabalho do agente está sendo feito atualmente como o previsto?
Não. Muitos moradores não estão em casa, ou não recebem o agente. Neste último caso, o morador deve tomar consciência do que está fazendo, pois esse ato pode causar o surgimento de um mosquito transmissor do vírus, podendo contaminar não só a ele, como a sua família e a todos que habitam a região. Os agentes não devem ser tratados desta maneira (não sendo recebidos na casa), pois eles peregrinam muitas vezes no sol quente e cansados, tudo para nos proteger desta ameaça. Por isso, NUNCA negue a entrada de um agente da dengue em sua moradia, porque você pode não saber, mas um mosquito transmissor da dengue pode estar vivendo entre você!!

Por: Nathan, Giovanni, Jaime, Samuel, Gabriel e Leonardo.

Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos pelo belíssimo trabalho =)
    Mto importante toda a população ter a consciência dos riscos dessa doença.
    E Saber qe para combater o mosquito depende de toda a população não apenas dos "agentes da Dengue". ;)

    Tayná
    Agente de Vigilância em Saúde

    ResponderExcluir