25/06/2010

Diagnóstico Laboratorial

Isolamento viral: deve ser coletado de 5 a 8 ml de sangue até o quinto dia do início dos sintomas ( período de viremia).
Centrifugar o material, enviar o soro em frasco estéril sem anticoagulante e em gelo, no mesmo dia para o Laboratório Noel Nutels, Rua do Resende 118, Centro, acompanhado de ficha de solicitação de exame específica do dengue (anexo).
Se o material não puder ser encaminhado no mesmo dia, não congelar, guardar em geladeira por no máximo 48 hs.
O isolamento negativo não significa caso descartado, pois os vírus tipo 1 e 2 vem circulando na cidade há muitos anos, aumentando o número de casos secundários que produzem um número maior de anticorpos neutralizantes, estes anticorpos atuam sobre o vírus, destruindo-o antes da inoculação para cultura.
Mesmo assim este exame deve ser realizado no maior número de casos suspeitos, pois a vigilância virológica tem por finalidade monitorar os tipos de vírus circulantes e estar atenta a possibilidade de introdução de novos tipos, como ocorreu no estado do Rio de Janeiro nos municípios do Rio, Nova Iguaçu e Queimados, onde o vírus tipo 3 foi isolado pela primeira vez no Brasil.

Sorologia MAC ELISA: o soro enviado para isolamento viral, em sendo negativo é, encaminhado para a realização da sorologia que pode estar negativa nos primeiros cinco dias do início dos sintomas; também nas infecções secundárias a produção de IgM é bem menor ou por vezes ausente. Daí a importância de se pedir sempre uma segunda amostra.
A produção dos anticorpos tipo IgM começa a aumentar a partir do quinto dia do início dos sintomas sendo máxima entre o 11º e o 25º dia e começa a desaparecer a partir do 30º dia do início dos sintomas.
A produção de IgG começa a partir do quarto dia da doença ou antes se for uma infecção secundária ou por outro flavivírus.
O Laboratório Noel Nutels é o laboratório de referência para realização dos exames; a amostra deve ser acompanhada de formulário específico (anexo), o solicitante deve buscar o resultado. O material é recebido 24hs por dia, todos os dias da semana.
LACENN- Rua do Resende, 118- Centro.

GRUPO1:ADOMICIA DANDARA KATIELY BRUNA E DOUGLAS 8ªE

Nenhum comentário:

Postar um comentário