29/06/2010

Vírus da DengueJá pode ser detectada em exames de urina e saliva :Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma metodologia para identificação do vírus da dengue em amostras de urina e saliva. Na nova técnica, as substâncias são analisadas em um equipamento denominado termociclador, que amplifica amostras de DNA e revela a presença do vírus em até três horas. A nova metodologia é uma alternativa ao tradicional exame de sangue, que demora dez dias para informar se o paciente está com a doença.

Apesar das frequentes mutações virais, os pesquisadores identificaram no genoma do vírus da dengue trechos “conservados” de seu DNA. O termociclador é ligado a um computador que possui um software especializado na realização de gráficos analíticos sobre o DNA. O material do genoma viral pode ser visualizado graças ao recurso de fluorescência do equipamento.

O resultado do exame de sangue é mais demorado porque, para identificar a doença, é preciso que existam anticorpos no organismo - a doença precisa, portanto, estar presente há dias. Graças à rapidez do diagnóstico obtido com a nova metodologia, o paciente já pode começar o tratamento no primeiro dia de manifestação dos sintomas.

A grande inovação nesse projeto é a estipulação de “padrões” de análises para a detecção do vírus da dengue. “Nós padronizamos a sequência de DNA que deve ser amplificada, o volume da amostra, os reagentes utilizados, entre outros fatores específicos”, diz Telma Ramos Poloni, integrante do projeto e aluna de doutorado em biociências da USP.

Entre as vantagens da escolha das substâncias para a análise, a pesquisadora destaca o fato de a técnica ser pouco invasiva. “A saliva e a urina podem ser coletadas em grandes volumes e isso é uma vantagem, assim como a facilidade de sua obtenção”, diz.

Além disso, Victor Hugo Aquino, professor da faculdade de ciências farmacêuticas da USP e orientador do projeto, revela que o uso das amostras pode ser uma boa alternativa quando o sangue não puder ser obtido. “Nosso método é mais sensível e poderá auxiliar em situações difíceis como na obtenção de amostras de sangue em recém-nascidos e adultos com hemorragia”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário