23/06/2010

QUADRO CLÍNICO

As manifestações clínicas observadas durante a infecção pelo vírus do dengue ocorrem após um período de incubação de dois a oito dias e são muito variáveis, indo desde quadros assintomáticos até extremamente graves, como, por exemplo, a síndrome do choque hemorrágico31.

No dengue clássico a grande maioria dos casos tem curso benigno, embora variando quanto ao tipo e intensidade de sintomas de acordo com o subtipo viral e a população acometida. O quadro cursa com febre, cefaléia, mialgia, artralgia, vômito e diarréia. Um exantema morbiliforme centrífugo pode surgir no terceiro ou quarto dia de doença, bem como, em alguns casos, fenômenos hemorrágicos discretos (epistaxe, petéquias, gengivorragias).

Ao exame físico pode-se observar micropoliadenopatia e, com menor frequência, hepatomegalia. A febre costuma ceder em até seis dias, iniciando o período de convalescença, que pode durar semanas, cursando com astenia. Quanto ao exame hematológico, observa-se leucopenia com linfocitopenia após o segundo dia de doença. O número de plaquetas encontra-se normal ou levemente diminuído. Pode haver elevação discreta das aminotransferases.

Já no dengue hemorrágico o quadro costuma iniciar-se de maneira semelhante ao dengue clássico, com os fenômenos hemorrágicos surgindo no segundo ou terceiro dia de doença, com petéquias na face, véu palatino, axilas e extremidades. Podem ocorrer púrpuras e equimoses na pele, epistaxes, gengivorragias, metrorragias e hemorragias digestivas. Ao exame físico observa-se hepatomegalia dolorosa e, em alguns casos, esplenomegalia. A presença de hepatomegalia, hematêmese e dor abdominal indicam prognóstico, com provável evolução para o choque.
GRUPO:5 RAIMUNDO E JEAN 8ªE

Nenhum comentário:

Postar um comentário