16/06/2010

Febre Hemorrágica do Dengue



O início do quadro clínico apresenta sintomas semelhantes aos do dengue clássico, porém nos casos típicos apresentam febre alta, fenômenos hemorrágicos, hepatomegalia e frequentemente, insuficiência circulatória.

A maioria dos casos apresenta manifestações hemorrágicas leves, que vão desde uma prova do laço positiva, petéquias, epistaxe e sangramento gengival, até hemorragia espontânea pelos locais de punção venosa, sufusões hemorrágicas, hemorragia em vários órgãos e sufusões serosas.

Em casos graves, após o desaparecimento da febre entre o 3º e o 7° dia, o estado do paciente se agrava repentinamente, com os sinais de insuficiência circulatória (choque). Geralmente este quadro é precedido por dores abdominais.

A Organização Mundial de Saúde definiu um critério de classificação das formas de Febre Hemorrágica do Dengue em 4 categorias, de acordo com o grau de gravidade:

Grau 1 - febre acompanhada de sintomas inespecíficos, em que a única manifestação hemorrágica é a prova do laço positiva.

Grau 2 - além das manifestações constantes no grau 1, somam-se hemorragias espontâneas leves.

Grau 3 - colapso circulatório com pulso fraco e rápido, estreitamento da pressão arterial ou hipotensão, pele pegajosa e fria e inquietação.

Grau 4 - choque profundo com ausência da pressão arterial e pressão de pulso imperceptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário