09/06/2010

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
" SUCEN "


DIRETORIA DE COMBATE A VETORES
Parecer Técnico: Uso de borra de café


A estratégia de controle de Aedes aegypti, vetor de dengue, está centrada no manejo ambiental de criadouros potenciais desse mosquito pela população, orientada pelo Setor de Saúde sobre ações de controle simples, efetivas e sem risco: todas as medidas de controle mecânico, complementadas pelo uso de produtos caseiros com ação larvicida (água sanitária, outros desinfetantes, detergentes, sal e óleo). A busca, entre os produtos disponíveis na maioria das casas, daqueles com ação larvicida é de grande importância para aumentar as alternativas para controle de criadouros pela população. No entanto, para incorporação desses produtos às orientações repassadas à população, estes devem ser eficazes e trazer algum avanço em relação às medidas já preconizadas, simplificando procedimentos e/ou reduzindo custos.

Nesse sentido, no que se refere ao uso da borra de café, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade do Estado de São Paulo - UNESP, temos os seguintes aspectos a destacar:

Nos testes em andamento no Laboratório de Pesquisas de Aedes aegypti, do Serviço Regional de Marília da SUCEN, a eficácia da borra de café na dosagem de duas colheres de sopa para meio copo de água não foi comprovada.

A principal indicação desse produto seria para pratos sob vasos de plantas, já que nenhum dos outros produtos caseiros anteriormente citados poderiam ser utilizados, em função da sua toxicidade às plantas. No entanto, sua utilização não simplificaria os cuidados atualmente recomendados que são: eliminar os pratos ou furá-los sempre que possível, utilizar pratos justapostos aos vasos, colocar areia nos pratos ou eliminar a água e lavar os pratos com bucha no mínimo semanalmente. Esta última medida preconizada, é a única a exigir cuidados com periodicidade definida, sendo a mesma exigida para a troca da borra de café. Ou seja, não há simplificação de procedimentos, embora o custo seja zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário